quarta-feira, 6 de junho de 2012

Centenário 24 hs

Amanhã pela Graça do Senhor minha avó vai estar completando 100 anos de vida. Pense 100 anos quantas coisas viu, presenciou, chorou, alegrou. Ela vive uma promessa ter 100 é ser ainda criança afinal conforme a Escrituras encontramos: Henoc viveu sessenta e cinco anos e gerou Matusalém.Após o nascimento de Matusalém, Henoc andou com Deus durante trezentos anos, e gerou filhos e filhas.Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou Lamec.Após o nascimento de Lamec, Matusalém viveu ainda setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas. A duração total da vida de Matusalém foi de novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.(Genesis 5: 22-27), olhando por esse prisma avó ainda realmente é uma criança talvez entrando na pré adolescência. O que realmente sei que todos nós estamos felizes com o presente que Deus está proporcionando a cada um de nós de ter uma mãe, avó, bisavó, amiga, muito abençoada, alegre, confiante, sonhadora, saúdavel, amorosa.  Felicidades minha avó

terça-feira, 5 de junho de 2012

Está chegando

Hoje começa a chegar os descendentes da vó, quase tudo preparado falta apenas pequenos detalhes, alegria dela é imensa e a nossa também. Já preparei junto com a Pastora, Camila e Matheus José a apresentação do culto de ação de graças e as músicas, está uma mistura posso até dizer eclética, gospel, nacional,internacional. Espero que avó goste.

domingo, 3 de junho de 2012

Benção










Hoje foi dia de Ceia na Igreja que estamos agora congregando "Igreja Batista Central". Agradeci a Deus por ver a vovó participando da oração pelo aniversariantes da semana e da ceia. Alegria que ela estava sentido foi expressa por lágrimas de felicidades.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O vestido do centenário

Ontem fui a costureira ver o vestido da vó, fiquei emocionada pois está ficando lindo.Ela escolheu o modelo Channel criado em 1926, só que azul veja o bom gosto dela! Quando ela vestiu e vi o rosto dela iluminado com um sorriso maravilhoso foi mil. Só tenho a agradecer pela benção que está dando a cada um de nós de ver avó saudável, linda,plena,participativa. Ela está envolvida na escolha do buffet, decoração, doces, quer tudo que tem direito. E ela tem direito a tudo e muito mais.

Convite

Deus  é fiel

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Imagens 1912 - 2012

bondinho pao de acucar 1912 - 1
 bondinho pao de acucar 1912 - 8Pão de Açucar






Largo da Carioca

 Indios Javé/GO

Brasilia

Alguns fatos de 1912 sem ordem cronologica

Quantas transformações, conquistas, guerras, catastrofes ... a seguir uma breve retrospectiva desses cem anos. Alguns fatos  minha vó viu outros ouviu por meio do rádio, televisão, jornais... Então vamos lá pesquisa realizada no site Google.

1912


 O Titanic afunda em sua viagem inaugural, entre a Inglaterra e os EUA; é fundada a República da China; ocorre a Primeira Guerra Balcânica, entre o Império Otomano e os países balcânicos; no Japão, morre o imperador Meiji (que, em 1868, encerrou a era feudal nipônica); o explorador norte-americano Robert Scott morre dias após alcançar o Pólo Norte.


Jogos Olímpicos de Estocolmo 1912, os suecos inovaram na organização das Olimpíadas e introduziram dispositivos eletrônicos para a contagem de tempo nas provas de pista, além do photo finish. Esta edição foi a primeira a reunir países de todos os cinco continentes. Também foi a estreia do Japão em Olimpíadas.
 
Pu Yi foi o último imperador da China, sendo coroado em 1908 com apenas dois anos de idade.
Teve de abdicar em fevereiro de 1912, após a proclamação da república. Colaborou com a invasão do Japão sobre seu país, sendo nomeado imperador da Manchúria,, chamada então de Manchukuo,, o Estado fantoche do Japão na China entre 1934 e 1945. Capturado pelos soviéticos foi enviado para China Popular, que o manteve preso até 1959, em um centro de reeducação onde se "converteu" ao comunismo.
Após sua libertação, tornou-se jardineiro, sendo incentivado pelas autoridades chinesas a escrever suas memórias.
O Samba - década de 40
Anita Malfati em 1912 teve a revelação da arte moderna através das originais de Cezane, Gauguin, Van Gogh, Matisse e Picasso, e seria a primeira artista brasileira a perceber e absorver a nova arte, trazendo-a para o Brasil.
 
 Tem inicio  no dia 06 de junho erupção do vulcão Novarupta, a maior erupção vulcânica de todo o século XX. Este vulcão está localizado na península do Alasca, próximo à cidade de Anchorage, Alasca, Estados Unidos. A erupção do Novarupta, que durou de 6 a 8 de junho, foi 10 vezes mais poderosa do que a erupção do monte Saint Helens em 1980. O Novarupta ejetou cerca de 15 km3 de material em apenas dois dias e meio. O fluxo piroclástico criado pela erupção do Novarupta formou o que hoje é conhecido como “Vale das 10 000 Fumaças” (Valley of Ten Thousand Smokes), nome dado pelo botânico Robert F. Griggs que estudou o Novarupta em 1916. Hoje o Novarupta é uma “caldeira vulcânica” com dimensões de 3 por 4 km.
 http://blogdovladimir.files.wordpress.com/2012/01/palaciodogoverno1912.jpgAs 14h do dia 10 de janeiro  teve início o bombardeiro à cidade de Salvador.O general Sotero de Menezes ordenou o ataque. A cidade parou. O comércio cerrou as portas. O serviço das linhas de bonde foi suspenso, diante do aviso do fogo iminente. Baterias do Forte de São Marcelo miraram o promontório onde está a Cidade Alta e atacaram o Palácio do Governo (atual Palácio Rio Branco) e o Teatro São João, atingindo essas edificações históricas e algumas casas na Rua Chile. A Biblioteca Pública de 1811 foi inteiramente destruída. Mais de 30 mil livros se perderam.

Filmes: Título no Brasil:  A Vida do Barão do Rio Branco País de Origem:  Brasil Gênero:  Drama Tempo de Duração: 48 minutos Estréia  13/05/Estúdio/Distrib.:   Photo-Cinematographica Brasileira Direção:  Alberto Botelho 

Título Original: Mil e 400 contos- Gênero: Suspense - Estréia no Brasil: 11/09Estúdio/Distrib.: Brasil Filme - Direção: Paulino Botelho / Candido de Castro

Título Original: O Guarani - Gênero: Drama - Estréia no Brasil: 06/10 -Estúdio/Distrib.: Opera Filme - Direção: Paulo Benedetti

 













Aniversário de 99 anos

Assim foi que demos inicios aos 99 anos da vovó com queima de fogos  que ela adora e começamos a contagem para o centenário. Foi um alegria aproveitou tudo que tem direito e muito mais, mesmo com a noite fria foi pura diversão, as fotos falam por si.




















Na fogueira feita pelo Tio Nando, ficou linda











Com o bisneto mais velho













Para ela aniversário tem que ter champagne mesmo, para brindar.


























terça-feira, 22 de maio de 2012

Iniciando mais uma década

 Desde que a vovó fez 90 anos a familia toda começou a contagem para os 100 anos. Nesses 10 anos muitas coisas boas e outras não tão boas aconteceram. Mas a vovó sempre priorizou a fé em Deus e sempre diz que Ele é o Caminho e a verdade e com isso tem ensinando a cada um a não esmorecer mesmo atravessando algumas tempestades bem fortes. Eu a vejo como "o bambu"  vem o vento forte é maleável não se deixa quebrar, ela é aquela  pessoa que mesmo sofrendo os revés não perde o bom combate, luta, não esmoreçe.  Nem posso contar quantas vezes tive força apenas ao olhar para ela e aqueles olhos verdes que brilham e a voz firme e forte falava "filha chore hoje, depois lave o rosto, siga em frente com determinação, você vai conseguir". Os conselhos com sabedoria, não só para mim, mais para todos da familia, mais também  para  meus amigos que tornaram também seus  netos do coração. Uma coisa aprendi normalmente "Ela  tem  sempre razão" E não adianta esconder nada dela de alguma forma ela descobre o quê está acontecendo seja aqui ou no Rio, o chamado sexto sentido funciona que é uma beleza com ela rsrsrs. 
















































quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nordeste/México


Eu sempre gostei de viajar com minha vó, excelente companheira de viagem. Mais teve algumas que foram cômicas pelo menos para nós duas e outras tragicômicas. Vou contar algumas dessas nossas viagens.
Tirei férias e perguntei o que ela achava de irmos ao Nordeste conhecer Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa topou na hora e lá fomos nós. Amou cada cidade em Fortaleza praia de Cumbuco, andou de bugre, até hoje fala do almoço "Lagosta com abacaxi" e do caldo de peixe que tomou no "Chico Caranguejo". Em Natal foram o passeio das Dunas em Genipapu eu toda preocupada com a segurança, pois o guia havia perguntado se queria o passeio com ou sem emoção (hoje é sem emoção), ela não deixou eu responder foi logo dizendo: "meu filho passeio é com emoção, quero tudo que tem direito e tem mais vou sentada aqui atrás segurando esse ... que vocês falam". Bem consegui fazer que ela fosse sentada na frente a contragosto. Cada descida nas duas ela gritava, perguntei vó está sentindo algo? Resposta "Não só estou liberando geral e quero mais". Foi uma viagem maravilhosa.
Tempo depois resolvi ir conhecer o México pois sempre tinha curiosidade de conhecer as Pirâmides e novamente lá fomos nos duas. Antes da viagem a vó fez uma preparação já que tinha que subir e descer piramide lá foi ela, passou a caminhar longas distâncias, subir escada afinal tinha que estar em forma quando lá chegasse. Viajamos em  março de 95 rumo ao México ela aproveitou muito porém... Quando fomos para
Chichén Itzá, localizada no estado mexicano de Yucatán, a coisa pegou quase que saio da categoria de boa neta para neta que sumiu com a avó. Bem quando chegamos lá fomos andar pelo parque coisas que todo turista faz, a uma certa altura perguntei se ela ia subir a Pirâmide principal "El Castillo" ela disse que não e ia voltar para o onibus, eu subi pois queria tirar mais fotos e ainda queria ir a um outro lugar ali próximo fiz tudo isso. O problema foi quando voltei cadê a vovó???? sumiu. Aquele parque para mim ficou maior do que ele já é, problema a vó não falava espanhol a não ser o básico do básico "bom dia, boa noche" isso significa nada mesmo. Foram horas de angústia o imaginário foi lá para cima. Como ligar para casa e avisar que avó tinha sumido??!!! Uns turistas Argentinos, Uruguaios foram que ajudaram a localizar ela afinal ela tinha se tornado "abuela" de todos. Dividimos e saimos as buscas cerca de quase 1h depois o argentino a encontrou sentada numa pedra perto do "Cenotes" perguntando se alguém tinha visto a neta dela que estava de camiseta escrito "Palenque". Quando eu a encontrei choramos como criança, foi um aventura e tanto. E prosseguimos a viagem pois ainda tinha muita coisa para conhecer. 
 CumbucoGenibapuCenotes






Brasília




Meu pai logo no inicio de Brasília foi transferido, e avó veio junto de" mala e cuia". Ela conta que uma viagem de ônibus na época leva quase 24 horas, avião também demorava. Aqui sentia falta de tudo e muitas vezes tinha  que vir do Rio de Janeiro. Ela passou a viver entre Rio e Brasilia pois tinha as minha tias estudando. E o tempo foi passando e vendo a cidade crescer. Transformações aconteceram e ainda hoje ela  fica espantada o quanto a cidade cresceu.Não é mais a mesma Brasília isso ela reconhece perdeu a ingenuidade, segurança e outras coisas.  Aqui ela viu seu filho mais velho falecer,  mais viu também seu primeiro bisneto nascer. Enfim gosta da cidade ela é feliz aqui e diz que quem quiser visita-lá que venha aqui vê-la pois não vai sair do cantinho dela não. Aqui ela anda pelo quintal, fala com as cachorras da casa, passarinhos, vai a Igreja, passeia, como ela mesmo diz Sou Feliz na Graça de Deus, tenho cabeça boa, saúde, minha família me ama, sou uma pessoa feliz.

Familia

Minha vó sempre lutou pela familia e manteve todos juntos e unidos. Teve grandes baques durante sua vida, mais o que chama a minha atenção é que ela nunca perdeu a Fé em Deus, jamais a vi blafesmar, aceitava tudo com resignação. O que ela pedia a Deus era que protegesse sempre a familia, que os filhos seguissem o caminho do Senhor, tivesse muita saúde, cabeça boa, uma velhice tranquila...

Ida para o Rio de Janeiro e mudança geral

Após a revolução meus avós foram para o Rio de Janeiro tentar a vida. Foram morar em Olaria e o meu avô foi trabalhar como maquinista na Estrada de Ferro da Central do Brasil. No Rio tiveram mais duas filhas. Tudo estava indo bem com até que a falatalidade bateu na porta. Como sempre fazia meu avô saiu pela manhã para o trabalho ia ser mais uma viagem de trem como sempre . Despediu-se da familia e foi trabalhar transcorria o ano de 1942.  Tempo depois veio a noticia que num acidente na Estrada de Ferro em São Paulo na cidade de Poá meu avô tinha falecido. Assim ficou minha avó com três filhos pequenos tendo que ir a luta. E foi...
Poá - São Paulo