Quantas transformações, conquistas, guerras, catastrofes ... a seguir uma breve retrospectiva desses cem anos. Alguns fatos minha vó viu outros ouviu por meio do rádio, televisão, jornais... Então vamos lá pesquisa realizada no site Google.
1912
O Titanic afunda em sua viagem inaugural, entre a Inglaterra e os EUA; é fundada a República da China; ocorre a Primeira Guerra Balcânica, entre o Império Otomano e os países balcânicos; no Japão, morre o imperador Meiji (que, em 1868, encerrou a era feudal nipônica); o explorador norte-americano Robert Scott morre dias após alcançar o Pólo Norte.
Pu Yi foi o último imperador da China, sendo coroado em 1908 com apenas dois anos de idade.
Teve de abdicar em fevereiro de 1912, após a proclamação da república. Colaborou com a invasão do Japão sobre seu país, sendo nomeado imperador da Manchúria,, chamada então de Manchukuo,, o Estado fantoche do Japão na China entre 1934 e 1945. Capturado pelos soviéticos foi enviado para China Popular, que o manteve preso até 1959, em um centro de reeducação onde se "converteu" ao comunismo.
Após sua libertação, tornou-se jardineiro, sendo incentivado pelas autoridades chinesas a escrever suas memórias.
Anita Malfati em 1912 teve a revelação da arte moderna através das originais de Cezane, Gauguin, Van Gogh, Matisse e Picasso, e seria a primeira artista brasileira a perceber e absorver a nova arte, trazendo-a para o Brasil.
Tem inicio no dia 06 de junho erupção do vulcão Novarupta, a maior erupção vulcânica de todo o século XX. Este vulcão está localizado na península do Alasca, próximo à cidade de Anchorage, Alasca, Estados Unidos. A erupção do Novarupta, que durou de 6 a 8 de junho, foi 10 vezes mais poderosa do que a erupção do monte Saint Helens em 1980. O Novarupta ejetou cerca de 15 km3 de material em apenas dois dias e meio. O fluxo piroclástico criado pela erupção do Novarupta formou o que hoje é conhecido como “Vale das 10 000 Fumaças” (Valley of Ten Thousand Smokes), nome dado pelo botânico Robert F. Griggs que estudou o Novarupta em 1916. Hoje o Novarupta é uma “caldeira vulcânica” com dimensões de 3 por 4 km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário